quarta-feira, dezembro 20, 2006

Comunicado da Frente de Acção Estudantil sobre Detenção de Jovens Galegos

No 21 de Novembro, dois jovens galegos foram detidos, enquanto se preparavam para um acto de protesto contra a presença do ex-Ministro Israelita dos Negócios Estrangeiros, Shalom Ben-Ami, convidado para dar uma Conferência na capital da Galiza, Santiago de Compostela. Durante a detenção, que durou até ao dia 22 de Novembro, estes jovens foram ainda torturados e reprimidos repetidas vezes pela Polícia Espanhola.

Tanto a detenção dos jovens que se pretendiam manifestar, como a tortura e repressão de que foram alvo, congrega para nós um grave atentado à liberdade de expressão e ao direito à manifestação. Em pleno século XXI e em regimes que se reclamam “democráticos”, estas atitudes são para nós inaceitáveis. Nesse sentido, enquanto Frente de Acção Estudantil, repudiamos a repressão sofrida por estes companheiros, afirmando também a nossa solidariedade com os protestos contra a política de guerra do Estado de Israel.

2 comentários:

Universidade Popular disse...

Olá, companheiros, somos estudantes do Brasil e lutamos, junto a vocês, contra o Protocolo de Bolonha, que aqui ganhou o nome de "Universidade Nova". O nosso blog é universidadepopular.blogspot.com. Porém, não fiquei feliz em ver esta figura, que me lembra muito um ato de racismo. Um negro caricaturado, próximo a um macaco, vestido de policial... Espero que entendam o apelo para tirar esta imagem do ar. Agradeço.

João Reis disse...

Oi companheiro... esta foto não é um negro caricaturado, mas sim um polícia caricaturado, o que aliás se percebe devido ao conteúdo do post contra a violência policial. Espero que esteja esclarecido e obviamente não queremos que nos tomem como racistas por isso obrigado pelo contributo.

Saudações estudantis